APARTAMENTO RLE

O morador novo, solteiro, precisava de um espaço que tivesse a cara dele e se encaixasse perfeitamente na sua rotina de vida social e profissional. Fazer isso em um imóvel alugado não é uma tarefa tão simples. Nesse projeto abusamos da marcenaria pra conseguir aproveitar cada milímetro do apartamento e deixar tanto a funcionalidade como a estética com a sua identidade!

João Dreilich, arquiteto

Apartamento RLE - Sala 2

Tínhamos toda a área da sala, que engloba estar, jantar, hall e circulação, e também o único quarto do imóvel pra criar uma atmosfera que refletisse a personalidade e facilitasse a rotina do novo morador. Tratando-se de um imóvel alugado tentamos evitar quebra-quebra e grandes modificações no layout do apartamento, nas pinturas, por exemplo, fomos pontuais pra criar pontos focais ou separação de áreas através da cor.

 

A melhor solução aqui foi trabalhar na decoração, na iluminação e na marcenaria. Na sala de estar optamos por manter a cor original do apartamento nas paredes e demos cor e informação com quadros, papel de parede, prateleiras e painel para TV. O sofá é o grande destaque aqui transformando tudo em um belo cinema.

Apartamento RLE - Sala 3

Como o sofá ocuparia bastante espaço (e foi uma exigência grande do cliente), colocamos banquetas no lugar de mesas laterais. Assim, caso precisasse de mais lugar pra receber visitas as banquetas podem ser utilizadas como assentos. O mesmo vale para a banqueta no hall de entrada que no dia a dia funciona como mesa de apoio para carteira, chaves e correspondências.

Falando em hall marcamos bem a área de entrada do apartamento com a cor Porto Azul (Coral) pra trazer um clima diferente e setorizar a sala sem a necessidade de criar barreiras físicas. Em tempos pandêmicos, a ideia de colocar uma sapateira e um apoio para higienização nesse espaço foi muito bem recebida.

Como um home office dedicado não era necessário, fizemos uma bancada de apoio com iluminação dentro do armário do corredor. Isso mesmo! Dentro do armário! Abrindo as portas da última seção desse armário, o cliente pode muito bem trabalhar confortavelmente. O restante do móvel foi utilizado pra guardar roupas e itens menos utilizados como casacos, malas, cobertores.

A sala de jantar não era um ponto de interesse do morador então optamos por algo mais simples e discreto: um canto alemão improvisado. Com 2 cadeiras de um lado e um banco do outro, o local fica aconchegante pra 4 pessoas sem desconforto.

Apartamento RLE - Quarto 1

Sendo um apartamento de apenas um quarto (no caso, suíte) havia espaço suficiente pra criação de um closet sem espremer o restante do lugar. E foi o que fizemos! Criamos uma parede em drywall, que ainda serviria como painel pra TV, e uma porta camarão pra abrir toda a circulação do quarto se assim o cliente quiser.

 

Nessa parede foi usada a mesma cor do hall de entrada pra manter a identidade visual por todo o apartamento. Também foi feito um cantinho de leitura próximo à porta que deixou o quarto um local mais aconchegante.

Apartamento RLE - Quarto 2

Na cabeceira da cama fizemos um painel liso em melamínico branco apenas pra dar profundidade à parede que foi totalmente revestida com pisos vinílicos imitando madeira dispostos em espinha de peixe. Mantendo o ar escandinavo que foi outra exigência feita.

Mantivemos aqui o ar mais clean possível com mesas de cabeceira (tadah!) que conversassem tanto com a cabeceira quanto com a parede. Pendentes minimalistas (MadeiraMadeira) descendo do teto terminam de compor esse ambiente que mantém o ar “frio” do escandinavo com uma pitada de aconchego nos tecidos.

ficha técnica_

nome do projeto: Apartamento RLE

equipe: João Dreilich

localização: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

ano: 2020

metragem: 31 m²

fotos: João Dreilich (imagens 3D)

tem mais projeto por aqui_

conheça também o nosso blog_