COBERTURA EBA
A reforma dessa cobertura para um jovem solteiro teve como grande desafio a integração entre as duas seções do espaço: piscina e churrasqueira. Tudo foi feito pensando na continuidade de todo o ambiente, aproveitando cada cantinho utilizável e funcional.
– João Dreilich, arquiteto

Com uma vista exuberante do maciço da Pedra Branca na Zona Oeste do Rio de Janeiro, faltava uma boa disposição de mobiliário e integração entre as diferentes áreas nessa cobertura.
Um dos principais requisitos do proprietário foi ter um ambiente agradável e bem disposto, com espaço suficiente pra receber alguns amigos confortavelmente. Tendo isso em mente, optamos pela construção de uma ilha para aumentar espaço de armazenamento e abrigar uma cervejeira. Uma outra banca de apoio foi colocada ao lado da churrasqueira e foi pensada para armazenar pratos, taças e copos além de ter um espaço embaixo que possibilita guardar os pufes quando não estiverem sendo usados.
Mesmo com a colocação de uma mesa de 90 cm foi possível manter uma boa circulação na zona de trabalho da churrasqueira. Como a cervejeira fica voltada para a mesa, não há qualquer necessidade de atrapalhar quem estiver no comando do churrasco para pegar uma bebida.
A cor amarela presente nas almofadas e no acabamento da marcenaria cria pontos de cor no ambiente, contrastando com os tons de madeira e fibra natural, além de compor bem com o granito preto São Gabriel das bancadas.

Dividida em duas seções, um dos desafios foi manter a visada livre de obstáculos, mas que fornecesse segurança a quem estivesse no nível mais alto. Um banco de relaxamento foi erguido da mesma altura que o piso mais elevado e feita uma jardineira nas costas para abrigar quem estiver sentado e trazer um pouco de vida ao cinza do piso de porcelanato.
A área da ducha foi toda revestida em cerâmica imitando madeira e colocado uma ducha bem imponente, também exigência do cliente. Para proteger a área do chuveiro, colocamos uma mesa alta com duas banquetas para criar mais um ponto de apoio agora próximo à piscina.
A borda da piscina foi substituída por uma faixa de 10 cm de granito preto São Gabriel para manter a conexão entre as bancadas da outra seção. Uma parede de jardim traz mais vida e tropicalidade ao espaço e ainda foi possível colocar duas espreguiçadeiras em uma área “escondida” da cobertura.
Assim, cada cantinho dessa cobertura recebeu uma função específica, mas de forma alguma perde a conexão com o todo. A identidade visual contínua não deixa pontas soltas no projeto, mantendo tudo unido de forma coesa.
ficha técnica
nome do projeto: Cobertura EBA
equipe: João Dreilich
localização: Recreio, Rio de Janeiro
ano: 2019
metragem: 45 m²
fotos: João Dreilich (imagens 3D)